sexta-feira, 7 de julho de 2017

Amizade:  um sentimento em extinção?



A amizade é um dos sentimentos mais nobres que a humanidade já produziu. Desde os primórdios o ser humano atua em  grupos e estabelece relações de confiança com alguns pares selecionados previamente.  Esses contatos baseavam-se em reciprocidade e lealdade. No século XXI, ser leal tem sido uma qualidade cada vez mais rara e digna de reflexão.
Se  pensarmos que  um filho não pede para nascer o mesmo não se refere aos amigos. Eles são selecionáveis. Podem nos levar para o caminho certo ou tortuoso; nos envaidecer ou colocar para baixo; nos incentivar ou nos derrubar. Depende do que você define como amigo. Para que uma pessoa que esteja ao nosso lado possa receber esse adjetivo tão nobre ela precisa ser companheira e verdadeira e estar sempre presente (não  só nos momentos agradáveis). Amigo é aquele que estende a mão na angústia e que nos períodos de dor e sofrimento se torna mais que um irmão. Cultivar a amizade não é apenas falar o que o outro quer escutar, mas ser firme e categórico quando necessário sendo franco em suas posições em busca do melhor para o amigo, tendo em vista, que a sinceridade é a base da amizade que se caracteriza por uma grande afinidade compartilhada por duas pessoas.
Em tempos de Redes Sociais em efervescência é muito fácil fazer “amigos”. Mas será que são realmente amigos? Nada substitui o contato humano. Uma tela digital ao mesmo tempo que aproxima termina por afastar as pessoas e não responde a um critério fundamental deste tipo de relação: a fidelidade. Um amigo fiel é mais raro do que água no deserto Já que a insegurança, a desconfiança e a maldade correm soltos nas relações interpessoais. Nos dias atuais a infelicidade é fruto da falta de vínculos. O egoísmo tem tomado conta das pessoas e ajudar o próximo é visto como prática de gente tola. É lamentável nutrir este tipo de opinião.

No contexto em que vivemos há uma grande carência de positividade nas relações humanas. O valor da amizade é cada vez mais relegado à superficialidade. É uma transformação de valores que não representa um bom sinal para as próximas gerações.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amizade:  um sentimento em extinção? A amizade é um dos sentimentos mais nobres que a humanidade já produziu. Desde os primórdios o...